quinta-feira, 10 de abril de 2008

Resposta da oração após uma grande tribulação

"Humilhai-vos, pois, debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele vos exalte no tempo oportuno. Confiai-lhe todas as vossas preocupações, porque ele tem cuidado de vós.
Sede sóbrios e vigiai. Vosso adversário, o demônio, anda ao redor de vós como o leão que ruge, buscando a quem devorar. Resisti-lhe fortes na fé. Vós sabeis que os vossos irmãos, que estão espalhados pelo mundo, sofrem os mesmos padecimentos que vós. O Deus de toda graça, que vos chamou em Cristo à sua eterna glória, depois que tiverdes padecido um pouco, vos aperfeiçoará, vos tornará inabaláveis, vos fortificará. "(I Pedro 5,6-10)


Um dia, regressava Padre Macário do pântano para a cela levando umas folhas de palmeira. No caminho o diabo veio ao seu encontro, com uma gadanha: quis feri-lo com ela, mas não conseguiu. Disse-lhe então: «Macário, por tua causa passo por muitos tormentos, pois não posso vencer-te. No entanto, faço tudo o que tu fazes: tu jejuas, e eu nunca como; fazes vigília, e eu nada durmo. Só me suplantas num aspecto». «Em qual?», perguntou Macário. «Na humildade, é ela que não me deixa vencer-te».Máximas dos Padres do deserto (sécs. IV e V)
Macário 11 (a partir da trad. Solesmes 1966, p.217)


Quem se humilha será exaltado. Quando rezamos por alguma coisa os nossos inimigos espirituais como diz a Carta aos Efésios movem-se para tentar nos fazer crer que nossas orações são inúteis. É nesta hora que precisamos confiar plenamente em Deus.Mesmo no sofrimento,precisamos entregar nossas preocupações a Ele,nos humilhar diante do Senhor e a mão Dele agirá e o inimigo não terá podere sobre nós.A humildade é o oposto do orgulho. Jesus é humilde e o demônio é orgulhoso.A quem nós queremos nos assemelhar?Rezar é lutar,entrar em combate.Iremos bater,mas também iremos apanhar.Como dia em Efésios 6 "Não é contra homens de carne e sangue que temos de lutar,mas contra os principados e potestades..."Quando estamos neste combate espiritual,o inimigo tentará de todas as formas nos fazer desistir,cair e fazer de nós derrotados,mas precisamos confiar em Jesus que já pagou o resgate,que já nos deu a vitória com seu sangue derramado na cruz e no nome de Jesus sairemos vitoriosos.
Precisamos estar sempre vigiantes na oração e não nos deixar desanaminar na fé,pois os ataques virão na nossa fraqueza humana, na vontade frágil e no modo superficial de considerar a vida, e muitas vezes não conseguimos enxergar as brechas para a entrada do inimigo em nós mesmos.é muito mais fácil apontar as fraquezas do outro do que enxergar as nossas,por isso o combate se torna difícil.Mas como Deus tira o bem de um mal,isso nos torna dependentes de Jesus que nos conhece em profundidade e que vem em nosso auxílio pela sua infinita misericórdia.O Apóstolo Paulo lembra: "Rezai também para que sejamos livres dos homens maus e perversos, pois nem todos têm a fé! Mas o Senhor é fiel; ele vos confirmará e vos guardará do mal" (2 Tes 3, 1-2). A nossa fé em Cristo Jesus jamais será vã.

Renata Monteiro Teixeira

Nenhum comentário: