segunda-feira, 7 de abril de 2008

A Caridade nunca acaba




"Por ora subsistem a fé, a esperança e a caridade - as três. Porém, a maior delas é a caridade." (I Cor 13,13)


Amor é uma palavra que expressa um sentimento grandioso, mas tem sido desvirtuada e, atualmente, não sabemos o que significa, sendo usada de modo pejorativo. A Caridade é a terceira virtude teologal, além de ser a principal. A caridade,ou seja é o amor de Deus que habita em nosso coração e é o sentimento que compartilhamos com as pessoas em nossa volta quando nos deixamos ser guiados pelo Espírito Santo.“A Caridade é a virtude teologal, pela qual a pessoa ama a Deus sobre todas as coisas, por Ele mesmo (Não por interesse) e ama ao próximo por Deus ”.

Existem dois tipos de amor: o amor concupiscência que é um amor por egoísta, onde na verdade não há amor,mas sim interesses próprios em busca de prazer e de satisfazer nosso próprio ego ou vazio interior e há o amor de amizade,ou amor ágape que é o amor de Deus,que é um amor gratuito sem ficar esperando nada em troca. Ágape é mais do que amor romântico e é mais do que a amizade. Ágape é compreensão, boa vontade ativa e redentora para com todos os homens. Ágape é um amor espontâneo que nada espera em troca..O amor de Deus por nós é um amor incondicional.Quando a gente ama alguém a este nível, ama todos os seres humanos não porque se gosta deles, não porque o seu mode de ser me agrada, mas porque amamos.Foi isso que Jesus quis quando nos ensinou: "Amais os vossos inimigos" (Mt 5: 44).

O amor não é um sentimento,é uma ação e uma ação que quando sincera exige doação.

O mandamento principal para o cristão é AMAR, já que o amor contém todos os demais mandamentos.São Paulo disse que “a caridade é o vínculo da perfeição” (Col 3, 14); “A ciência incha mas a caridade edifica” (1Cor 8,1); “A caridade não pratica o mal contra o próximo. Portanto, a caridade é o pleno cumprimento da lei” (Rom 13, 10); “Tudo o que fazeis, fazei-o na caridade” (1 Cor 16, 14); “Mas, pela prática sincera da caridade, cresçamos em todos os sentidos, naquele que é a cabeça, Cristo.” (Ef 4, 15) .Muitos querem apenas o “Deus que é Amor”, mas se esquecem do Deus que é também a Verdade. Esta é uma “porta estreita ” que muitos não querem entrar, mas é a “porta da vida”. (Mt 7,13). A Igreja é muitas vezes criticada exatamente porque não abre mão da verdade. Não aceita fazer a caridade sem observar a verdade.Santo Agostinho recomendava com sua sabedoria e santidade: “Não se imponha a verdade sem caridade, mas não se sacrifique a verdade em nome da caridade”. Sem a verdade a caridade é falsa, e não pode haver salvação,porque Jesus Cristo é a excelência da caridade e da verdade.

A verdade é a caridade são duas virtudes fundamentais para a nossa salvação.

Nenhum comentário: