sexta-feira, 4 de abril de 2008

Dons e Carismas

"Há diversidades de dons,mas um só Espírito. Os ministérios são diversos,mas um só é o Senhor. Há também diversas operações,mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.A cada um é dada a manifestação do Espírito para proveito comum.A um é dada pelo Espírito uma palavra de sabedoria;a outro,uma palavra de ciência,por esse mesmo Espírito;a outro,a fé,pelo mesmo Espírito;a outro ,a graça de curar as doenças,no mesmo Espírito;a outro,o dom de milagres;a outro,a profecia;a outro,o discernimento dos espíritos;a outro,a variedade de línguas.Mas um e o mesmo Espírito distribui todos estes dons,repartindo cada um como lhe apraz." (1Cor 12,4-11)

Os Carismas do Espírito sempre estiveram presentes na vida de Jesus. Ele nos deixou o exemplo de suas atitudes e nos prometeu que enviaria o seu Espírito Santo.Jesus doou-se por inteiro por nós e ele quer que sigamos o seu exemplo servindo o próximo.Todos nós que somos batizados e crismados recebemos os Dons Infusos que nos auxiliam em nossa vida pessoal,nossa relação com Deus e com o próximo.Segundo o fundador da Comunidade Obra de Maria em seu livro Carismas ,Dons e Ministérios carismas "são graças extraordinárias que Deus dá a alguém que está a serviço de toda a comunidade,do grupo de oração ou de pessoas.É a manifestação da misericórdia do amor de Deus.Ele querendo precisar de nós manifesta seu amor em uma pessoa para serviço dos irmãos.Dom é algo residente em nós.Carisma é manifestação,vem de Deus na hora que se faz necessário.Ministério é o aperfeiçoamento do dom."

Todos nós temos dons o que nos falta é fazer com que os dons aflorem,que sejam usados,pois cada vez que trabalhamos que os colocamos em prática, esses,os dons serão aperfeiçoados em nós. O autor do livro citado acima faz uma ressalva muito importante de que "o exercício dos carismas sem o Espírito Santo é realizado pela mente,é uma ação humana;os efeitos não acontecem." Outra questão que devemos sempre vigiar e orar em cima é de nossa vaidade humana e do nosso orgulho para que possamos renunciar esses sentimentos avessos aos frutos do Espírito Santo,pois isso afasta a graça de Deus. a mão de Deus se move com a humildade de coração.

Os carismas são distribuídos em dons da fala que são o dom de línguas,interpretação das línguas e profecia.são a manifestação verbal das moções do Espírito Santo. Há os dons de revelação que são a Palavra de Ciência, a Palavra de Sabedoria e Discernimento dos Espíritos,sendo este último extremamente importante em toda a nossa vida e por último temos os dons de poder que se expresam através da fé,cura e milagres.

Renata Monteiro

Nenhum comentário: