sexta-feira, 30 de maio de 2008

Por que minha voz falha? - cancaonova.com / Musica

 

Por que minha voz falha?
Se sua voz falha é sinal de que algum desequilíbrio mais avançado já se instalou no seu organismo
Os atos de falar, cantar e emitir sons são tão naturais e inatos no ser humano que raramente paramos para pensar como fazemos isso. O interessante é que basta “falhar” ou surgir alguma dificuldade para começarmos a pensar e a nos questionar sobre o funcionamento da voz.

Atualmente nossa sociedade exige uma grande demanda vocal, pois a comunicação, a fala e a voz estão entre as características mais exigidas em qualquer profissional. Pesquisas recentemente realizadas demonstram que gastamos em média de 10 a 12 horas, todos os dias, em processos de comunicação, ou seja: falando, lendo ou escrevendo. Imaginemos então um atleta que treina 10 horas por dia? É muito importante que ele tenha um ótimo preparo físico e mantenha uma disciplina e certos cuidados com o seu corpo para que não venha a sofrer as conseqüências do excesso de atividade.
Sendo assim, pensemos que o mesmo acontece com a voz, pois o mecanismo de fonação não é diferente e é composto basicamente por músculos e cartilagens que necessitam de cuidados especiais.
Vamos então conhecer um pouco dessa preciosa ferramenta de trabalho: A VOZ. Dividiremos o assunto em vários artigos para um melhor entendimento.
O Aparelho Fonatório:
Nosso aparelho fonatório, na verdade, é uma junção dos sistemas respiratório (Nariz, boca, LARINGE (próximo artigo), traquéia, pulmões, brônquios, músculo diafragma) e digestivo (lábios, língua, bochechas, dentes, glândulas salivares, faringe, esôfago, estômago, fígado, vesícula biliar, pâncreas, intestino, reto)

Pensando que adaptamos estes dois sistemas: respiratório e digestivo para falar, concluímos que qualquer alteração significativa que eu venha a ter e que possa prejudicar as funções de respiração ou de digestão, automaticamente terei conseqüências refletidas na minha voz? Correto? SIM, mas não é só isso, pois devo ficar atento a outros problemas que também influenciarão indiretamente na minha voz, como por exemplo, problemas no sistema músculo-esquelético, no sistema nervoso, no sistema endocrinológico, entre outros.
"Nossa! Pensei que a voz saísse só da garganta!" Essa é uma exclamação freqüente dos pacientes de voz.
Na verdade, falamos com o corpo todo e nem nos damos conta disso. Por isso, devemos ficar sempre atentos aos sinais que o nosso corpo vai nos apresentando.
Como falei antes, problemas como: rinite, sinusite, bronquite, asma, pneumonia, gripe, tuberculose, laringite, tosse, ronco, espirro, pigarro, gengivite, ausência de dentes, afta, mau hálito, fraqueza da musculatura da língua, lábios, bochechas e palato mole, faringite, esofagite, hérnia de hiato, gastrite, úlcera, refluxo, cirrose, etc. trarão conseqüências diretas para a voz, e perturbarão as funções normais dos sistemas digestivo e respiratório. FIQUE ATENTO e ao perceber algum problema procure um médico para melhor investigar e impedir que ele se agrave.
Mas não se esqueça de cuidar bem da sua postura, dos seus ossos e músculos mantendo hábitos de vida saudável, praticando atividade física regularmente e alongando todo o corpo para evitar tensão.
A cabeça é capaz de coisas que nós nem imaginamos! É fundamental manter a saúde da mente e do espírito. Qualquer perturbação psíquica, emocional e ou espiritual afetará direta e e perceptivelmente sua voz e sua fala. (Veremos isso mais para frente quando falarmos da Psicodinâmica da voz).
Por isso, se sua voz falha é sinal de que algum desequilíbrio mais avançado já se instalou no seu organismo. É preciso investigar isso com atenção.
Aqui na Canção Nova nós falamos que Deus nos fala “pelos fatos e pelos acontecimentos”. Na Sua infinita sabedoria, o Senhor nos comunica na área da nossa saúde da mesma forma, por isso fique atento aos sinais que o seu corpo vai lhe dando.
Deus HABITA em você! Não tem sentido um "remendo velho" em "veste nova", nem "vinho novo em odres velhos" (cf. Mc 2, 21-22), muito menos, um Espírito Santo “sempre novo” em um corpo mal cuidado.
Que o Senhor nos conceda a sabedoria e principalmente a disciplina para cuidarmos da sua “casa”, do “templo” que é o nosso corpo como sinal de agradecimento e louvor por todas as bênçãos que Ele nos concede dia após dia.
Lembre-se: “Tudo que faz bem para o Dono, faz bem para a voz”.
Cassiana Assis – Fonoaudióloga
Fundação João Paulo II

Por que minha voz falha? - cancaonova.com / Musica

Nenhum comentário: