domingo, 18 de maio de 2008

Corpus Christi


Na Esplanada dos Ministérios, a Santa Missa será presidida, às 17h, pelo Arcebispo Metropolitano de Brasília, Dom João Braz de Aviz e concelebrada pelos Bispos presentes e todo o clero.
Após a Santa Missa, por volta das 18h, solene procissão do Santíssimo Sacramento, em torno do quadrilátero gramado, em frente à Catedral, com bênção para os doentes, governantes e as famílias, seguida de uma grande queima de fogos.
ORIGEMA festa de Corpus Christi é a celebração em que solenemente comemoramos a instituição do Santíssimo Sacramento da Eucaristia. Propriamente é a Quinta-feira Santa o dia da instituição, mas a lembrança da Paixão e Morte do Salvador não permite expansões de alegria. Por isso, é na Festa de Corpus Christi que agradecemos e louvamos a Deus pelo inestimável dom da Eucaristia, na qual o próprio Senhor se faz presente como alimento que fortifica nossa alma, nos santifica e nos concede a vida eterna junto à Santíssima Trindade. A Eucaristia é fonte e centro de toda vida cristã. Nela está contido todo o tesouro espiritual da Igreja, isto é, o próprio Cristo, nossa Páscoa.
A Festa surgiu no séc. XIII, na diocese de Liège, na Bélgica, por iniciativa da freira Juliana de Mont Cornillon, que recebia visões nas quais o próprio Jesus pedia uma festa anual em honra do sacramento da Eucaristia. Em 1247, realizou-se a primeira procissão eucarística pelas ruas de Liège, como festa diocesana, tornando-se depois uma festa litúrgica celebrada em toda Bélgica. Em 11 de agosto de 1264, o Papa Urbano IV decretou, pela Bula Transiturus, a instituição da Festa de Corpus Christi, mas a celebração só ganhou caráter universal no séc. XIV, quando o Papa Clemente V confirmou a Bula de Urbano IV, tornando a Festa da Eucaristia um dever canônico mundial. Em 1317, o Papa João XXII publicou na Constituição Clementina o dever de se levar a Eucaristia em procissão pelas vias públicas.
A partir da oficialização, a Festa de Corpus Christi passou a ser celebrada todos os anos após o Domingo da Santíssima Trindade. A celebração tem início com a missa, seguida de procissão, que se encerra com a bênção do Santíssimo. Em Brasília, desde 1961 se celebra a Festa de Corpus Christi. No começo, uma pequena procissão saía da igreja de Santo Antônio e ia até a igreja de Nossa Senhora de Fátima, na Asa Sul, reunindo a cada ano mais pessoas. Atualmente, a Festa é celebrada na Esplanada dos Ministérios, concentrando os fiéis de todas as paróquias da Arquidiocese de Brasília.
Testemunhemos com alegria a nossa fé no Cristo ressuscitado e presente na Eucaristia! Levemos velas e faixas de louvor!
Programação da Festa
6h30: Início das atividades com a confecção do tradicional tapete feito pelos jovens da Arquidiocese;15h: Início da concentração popular e ensaio de cânticos da festa. Os fiéis de todas as Paróquias de Brasília e das cidades do entorno começam a tomar o seu espaço na praça;16h45: Saída solene do Sr. Arcebispo Metropolitano de Brasília, Dom João Braz de Aviz, Bispos presente e Padres de todas as paróquias, da Catedral para o altar da celebração;17h: Santa Missa presidida pelo Arcebispo de Brasília, Dom João Braz de Aviz, e concelebrada pelos Bispos presentes e todo o clero.

Nenhum comentário: