quarta-feira, 16 de abril de 2008

Retiro do Buscando Ovelhas com a Toca de Assis




























Retiro do grupo do Terço Buscando Ovelhas COM A TOCA DE ASSIS



Tema: "ADORADORES EM ESPÍRITO E EM VERDADE"



DATA: 15 DE JUNHO DE 2008.



HORÁRIO DAS 08:00HS AS 17:00HS



INÍCIO DO RETIRO COM A SANTA MISSA NA IGREJA NOSSA SENHORA DAS VITÓRIAS- COL. AGRÍCOLA VICENTE PIRES



INGRESSO: 10,00 JÁ INCLUINDO O ALMOÇO (MARMITA)

quinta-feira, 10 de abril de 2008


Resposta da oração após uma grande tribulação

"Humilhai-vos, pois, debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele vos exalte no tempo oportuno. Confiai-lhe todas as vossas preocupações, porque ele tem cuidado de vós.
Sede sóbrios e vigiai. Vosso adversário, o demônio, anda ao redor de vós como o leão que ruge, buscando a quem devorar. Resisti-lhe fortes na fé. Vós sabeis que os vossos irmãos, que estão espalhados pelo mundo, sofrem os mesmos padecimentos que vós. O Deus de toda graça, que vos chamou em Cristo à sua eterna glória, depois que tiverdes padecido um pouco, vos aperfeiçoará, vos tornará inabaláveis, vos fortificará. "(I Pedro 5,6-10)


Um dia, regressava Padre Macário do pântano para a cela levando umas folhas de palmeira. No caminho o diabo veio ao seu encontro, com uma gadanha: quis feri-lo com ela, mas não conseguiu. Disse-lhe então: «Macário, por tua causa passo por muitos tormentos, pois não posso vencer-te. No entanto, faço tudo o que tu fazes: tu jejuas, e eu nunca como; fazes vigília, e eu nada durmo. Só me suplantas num aspecto». «Em qual?», perguntou Macário. «Na humildade, é ela que não me deixa vencer-te».Máximas dos Padres do deserto (sécs. IV e V)
Macário 11 (a partir da trad. Solesmes 1966, p.217)


Quem se humilha será exaltado. Quando rezamos por alguma coisa os nossos inimigos espirituais como diz a Carta aos Efésios movem-se para tentar nos fazer crer que nossas orações são inúteis. É nesta hora que precisamos confiar plenamente em Deus.Mesmo no sofrimento,precisamos entregar nossas preocupações a Ele,nos humilhar diante do Senhor e a mão Dele agirá e o inimigo não terá podere sobre nós.A humildade é o oposto do orgulho. Jesus é humilde e o demônio é orgulhoso.A quem nós queremos nos assemelhar?Rezar é lutar,entrar em combate.Iremos bater,mas também iremos apanhar.Como dia em Efésios 6 "Não é contra homens de carne e sangue que temos de lutar,mas contra os principados e potestades..."Quando estamos neste combate espiritual,o inimigo tentará de todas as formas nos fazer desistir,cair e fazer de nós derrotados,mas precisamos confiar em Jesus que já pagou o resgate,que já nos deu a vitória com seu sangue derramado na cruz e no nome de Jesus sairemos vitoriosos.
Precisamos estar sempre vigiantes na oração e não nos deixar desanaminar na fé,pois os ataques virão na nossa fraqueza humana, na vontade frágil e no modo superficial de considerar a vida, e muitas vezes não conseguimos enxergar as brechas para a entrada do inimigo em nós mesmos.é muito mais fácil apontar as fraquezas do outro do que enxergar as nossas,por isso o combate se torna difícil.Mas como Deus tira o bem de um mal,isso nos torna dependentes de Jesus que nos conhece em profundidade e que vem em nosso auxílio pela sua infinita misericórdia.O Apóstolo Paulo lembra: "Rezai também para que sejamos livres dos homens maus e perversos, pois nem todos têm a fé! Mas o Senhor é fiel; ele vos confirmará e vos guardará do mal" (2 Tes 3, 1-2). A nossa fé em Cristo Jesus jamais será vã.

Renata Monteiro Teixeira

quarta-feira, 9 de abril de 2008


O sofrimento

“Espera no Senhor e sê forte! Fortifique-se o teu coração e espera no Senhor!” (Salmo 26,14).
Muitas vezes a espera nos faz perguntar o porque de tudo...porque isto aocnteceu comigo? Muitas vezes em nossa vida nos encontramos na espera e a impaciência toma conta do nosso coração e acabamos fazendo a pergunta por que Deus permitiu isto? Isto prova a nossa fraqueza humana. "A dor faz parte do cultivo desta fé, pois só sabe o que se quer, quem luta para conseguir."(Pe. Luizinho - Comunidade Canção Nova)
"Humilha teu coração, espera com paciência, dá ouvidos e acolhe as palavras de sabedoria; não te perturbes no tempo da infelicidade, sofre as demoras de Deus; dedica-te a Deus, espera com paciência, a fim de que no derradeiro momento tua vida se enriqueça. Aceita tudo o que te acontecer. Na dor, permanece firme; na humilhação, tem paciência. Pois é pelo fogo que se experimentam o ouro e a prata, e os homens agradáveis a Deus, pelo cadinho da humilhação. Põe tua confiança em Deus e ele te salvará; orienta bem o teu caminho e espera nele. Conserva o temor dele até na velhice.” (Eclo 2,2-6).
"Uma das grandes tentações que o demônio investe sobre nós é nos cegar para não vermos os frutos do sofrimento, para não percebermos que de uma aparente derrota virá um grande triunfo. Que um momento triste e de dor pode nos enriquecer. O inimigo tem uma visão completamente negativa e míope, porque “ele” é definitivamente derrotado, para ele não há mais chance de reverter, ele já escolheu definitivamente de que lado quis ficar. Sua tentação preferida é o desânimo, mas a perseverança e a persistência é a vitamina do triunfo. Eu escolho estar com Jesus, porque com Cristo é vencer ou vencer!É impossível viver bem e de maneira equilibrada um momento de sofrimento e de limite sem os dons da Fé, da Esperança e um abandono confiante em Deus. " (Pe. Luizinho - Comunidade Canção Nova)
"Eu sei que é difícil esperar / mas Deus tem um tempo para agir e pra curar.Só é preciso confiar.Se a cruz lhe pesa não é para se entregar / mas pra se aprender a amar como alguém que não desiste.A dor faz parte do cultivo desta fé / Pois só sabe o que se quer quem luta para conseguir Ser feliz.
Não desista do amor, não desista de amar / Não se entregue a dor porque ela um dia vai passarSe a cruz lhe pesou e quer se entregar / Tal como um Cirineu Cristo vai lhe ajudar."(Pe. Fábio de Melo)
“A fé dá-nos a certeza de que Deus não permitiria o mal se do próprio mal não extraísse o bem. Deus realizou admiravelmente isso mesmo na morte e ressurreição de Cristo: com efeito, do maior mal moral, a morte do Seu Filho, Ele retirou os bens maiores, a glorificação de Cristo e a nossa redenção”. (Catecismo da Igreja – Capitulo Primeiro, n°58).
“Aliás, sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são os eleitos, segundo os seus desígnios”. (Romanos 8,28).
"Deus te vê e não é indiferente a sua dor, Ele te entende, quer te envolver de amor.o sofrimento e a dor não é uma desgraça nem uma maldição, pelo contrario é um trampolim para chegar à vitória, a vitória da vida. Sofrer sem nunca deixar de amar!


O paraíso do Calvário

"A morte do Senhor é a única morte que merece culto. A divindade de Jesus não acabou nem no túmulo, nem na morte. Acreditar na morte de Cristo é acreditar na nossa salvação.
(...)
"Santo Tomás de Aquino diz que uma só gota do Sangue de Jesus bastaria para lavar o mundo de todo pecado. O Sangue de Jesus tem poder. Você pode passar todo martírio, mas não há sofrimento maior que o do Filho de Deus.
Peço perdão pelas vezes que não acreditamos, perdão pelas gotas do Sangue de Jesus que cai no chão.
Peço a graça de uma sensibilidade, pelo Corpo e Sangue de Cristo, uma emoção ao recebê-Lo. Hoje é tudo muito automático, muito frio, peço a graça de um coração que saiba reconhecer o Cristo, um coração que penetre no paraíso do Calvário que é a Santa Missa. "
(...)
"A tradição diz que o Sangue de Jesus que saiu do Seu Corpo, desceu à terra e chegou até o crânio de Adão, acordando-o do sono profundo.
A Igreja consagra o Sangue de Jesus. O Sangue derramado no Calvário é o Sangue que é celebrado na Santa Missa, é o Sangue de sacrifício. O Sangue de Jesus é digno de toda a adoração. Ninguém podia mais tocar na "árvore da vida". Ninguém mais iria para o paraíso, em toda Santa Missa você pode tocar a "árvore da vida". O paraíso do Calvário é a Santa Missa, aí você pode e deve adorar."
"O anjo também me mostrou o rio da água da vida, brilhante como cristal, que sai do trono de Deus e do Cordeiro e que passa no meio da rua principal da cidade. Em cada lado do rio está a árvore da vida, que dá doze frutas por ano, isto é, uma por mês. E as suas folhas servem para curar as nações. E não haverá na cidade nada que esteja debaixo da maldição de Deus. O trono de Deus e do Cordeiro estará na cidade, e os seus servos o adorarão. erão o seu rosto, e na testa terão escrito o nome de Deus. Ali não haverá mais noite, e não precisarão nem da luz de candelabros nem da luz do sol, pois o Senhor Deus brilhará sobre eles. E reinarão para todo o sempre" (Apocalipse 22, 1-7).
"Durante a Missa o Senhor é levantado, a árvore da Cruz se levanta e o Senhor é erguido. A elevação da Missa é elevação do Cristo no Calvário. Comunga o teu Deus. Que você possa receber o "remédio" de vida eterna. Participe da Santa Missa. Quanto mais o mundo é mundo, mais zombarão da Santa missa, mas o nosso dever é adorar."
"Adorar o Santíssimo Sacramento é prolongação da Santa missa.
Precisamos da sabedoria que vem do alto, que vem da Cruz de Cristo. Deseje entrar no paraíso do Calvário, deseje ser lavado pelo Sangue de Jesus. Não tire teu sorriso de amor. Durante a Missa o sacerdote é o Cristo, é o persona Cristo.
Na Missa o pão se transforma em Corpo, o vinho através do Espírito Santo se transforma em Sangue. A Santa Missa não pode transforma-se em reunião fraterna.
Tenha a emoção para receber Jesus, venha com sua vida para a Santa Missa para encontrar o Cristo."
Pe. Roberto Lettieri

segunda-feira, 7 de abril de 2008


A Caridade nunca acaba




"Por ora subsistem a fé, a esperança e a caridade - as três. Porém, a maior delas é a caridade." (I Cor 13,13)


Amor é uma palavra que expressa um sentimento grandioso, mas tem sido desvirtuada e, atualmente, não sabemos o que significa, sendo usada de modo pejorativo. A Caridade é a terceira virtude teologal, além de ser a principal. A caridade,ou seja é o amor de Deus que habita em nosso coração e é o sentimento que compartilhamos com as pessoas em nossa volta quando nos deixamos ser guiados pelo Espírito Santo.“A Caridade é a virtude teologal, pela qual a pessoa ama a Deus sobre todas as coisas, por Ele mesmo (Não por interesse) e ama ao próximo por Deus ”.

Existem dois tipos de amor: o amor concupiscência que é um amor por egoísta, onde na verdade não há amor,mas sim interesses próprios em busca de prazer e de satisfazer nosso próprio ego ou vazio interior e há o amor de amizade,ou amor ágape que é o amor de Deus,que é um amor gratuito sem ficar esperando nada em troca. Ágape é mais do que amor romântico e é mais do que a amizade. Ágape é compreensão, boa vontade ativa e redentora para com todos os homens. Ágape é um amor espontâneo que nada espera em troca..O amor de Deus por nós é um amor incondicional.Quando a gente ama alguém a este nível, ama todos os seres humanos não porque se gosta deles, não porque o seu mode de ser me agrada, mas porque amamos.Foi isso que Jesus quis quando nos ensinou: "Amais os vossos inimigos" (Mt 5: 44).

O amor não é um sentimento,é uma ação e uma ação que quando sincera exige doação.

O mandamento principal para o cristão é AMAR, já que o amor contém todos os demais mandamentos.São Paulo disse que “a caridade é o vínculo da perfeição” (Col 3, 14); “A ciência incha mas a caridade edifica” (1Cor 8,1); “A caridade não pratica o mal contra o próximo. Portanto, a caridade é o pleno cumprimento da lei” (Rom 13, 10); “Tudo o que fazeis, fazei-o na caridade” (1 Cor 16, 14); “Mas, pela prática sincera da caridade, cresçamos em todos os sentidos, naquele que é a cabeça, Cristo.” (Ef 4, 15) .Muitos querem apenas o “Deus que é Amor”, mas se esquecem do Deus que é também a Verdade. Esta é uma “porta estreita ” que muitos não querem entrar, mas é a “porta da vida”. (Mt 7,13). A Igreja é muitas vezes criticada exatamente porque não abre mão da verdade. Não aceita fazer a caridade sem observar a verdade.Santo Agostinho recomendava com sua sabedoria e santidade: “Não se imponha a verdade sem caridade, mas não se sacrifique a verdade em nome da caridade”. Sem a verdade a caridade é falsa, e não pode haver salvação,porque Jesus Cristo é a excelência da caridade e da verdade.

A verdade é a caridade são duas virtudes fundamentais para a nossa salvação.

domingo, 6 de abril de 2008


Namoro Santo

A receita para um namoro santo é:

  • Saber esperar o tempo de Deus
  • Obediência a vontade de Deus
  • Colocar Deus em primeiro lugar
  • Viver a partilha e a transparência,dialogar com sinceridade sem medo de perder.Com Deus nós nunca perdemos,sempre ganhamos.
  • Auto-conhecimento
  • Castidade
  • Oração
  • Clamar o Espírito Santo e a intercessão de Nossa Senhora todos os dias.

Você pode ser um profeta

Você é um profeta de Deus dentro da sua casa, na sua comunidade. Profeta não é aquele que adivinha o futuro, mas aquele ‘empresta’ sua voz a Deus. Somos os meios que Deus usa para falar. Sendo assim, aqueles que não aceitam Jesus e o Evangelho acabam nos agredindo, porque investem contra Aquele que fala e faz em nós e através de nós. Somos nós que acabamos sendo atingidos. Deus nos usa como luz. Por isso, incomodamos os que não são dEle e somos motivo de questionamento para as pessoas que não se importam com Deus.
“Um leão rugiu, quem não ficaria com medo? O Senhor Deus falou, quem não profetizaria?” (Amós 3,8). Profetizar, aqui, não diz respeito a revelar o futuro, mas transmitir o que o Senhor nos fala. O profeta é um instrumento de Deus para falar aos homens. Nós somos esses profetas. Você é um profeta de Deus dentro da sua casa, porque é preciso divulgar essa “colheita” que se aproxima. Pode ser que em sua casa ou na sua comunidade você seja o único que esteja abrindo o coração ao Senhor. Não que você seja melhor que os outros, mas o Senhor fez de você sal para levar Jesus e o Espírito Santo a cada pessoa da sua família e comunidade. Essa é a receita para que você e sua casa sirvam ao Senhor: pedir o Espírito Santo sobre todos da nossa casa, do nosso trabalho, grupo de oração, escola, país, mundo.
Você não pode brincar em serviço. Não podemos viver as atitudes e as práticas do “joio”, porque não fazemos parte dele. Os da sua casa também não o fazem. Deus quer salvar não só você, mas toda a sua casa! Você quer perder alguém dos seus? Quem você escolheria para ser jogado no fogo? Nem Deus deseja isso. Por isso, o Senhor faz revelações aos servos. E, com Sua graça, poderemos dizer: “Eu e minha casa serviremos ao Senhor”.
Não tema em pedir: “Vem, Espírito Santo, vem Espírito Santo!”

Seu irmão

Monsenhor Jonas Abib

Fonte: http://www.cancaonova.com.br/

Eu e minha casa serviremos ao Senhor

Porque o marido que não tem a fé é santificado por sua mulher; assim como a mulher que não tem a fé é santificada pelo marido que recebeu a fé. Do contrário, os vossos filhos seriam impuros quando, na realidade, são santos (I Coríntios 7, 14).

Porém se vos desagrada servir o Senhor, escolhei hoje a quem quereis servir: se aos deuses, a quem serviram os vossos pais além do rio, se aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais. Porque, quanto a mim, eu e minha casa serviremos o Senhor (Josué 24, 15).

Pois a promessa é para vós, para vossos filhos e para todos os que ouvirem de longe o apelo do Senhor, nosso Deus (Atos dos Apóstolos 2, 39).

Todos os teus filhos serão instruídos pelo Senhor e a felicidade deles será grande; tu serás fundado sobre a justiça (Isaías 54, 13).

Porque derramarei água sobre o solo sequioso, fá-la-ei correr sobre a terra árida, derramarei meu espírito sobre tua posteridade, e minha bênção sobre teus rebentos (Isaías 44, 3).

Na verdade, o iníquo não ficará impune, mas a posteridade dos justos será salva (Provérbios 11, 21).

É eterna, porém, a misericórdia do Senhor para com os que o temem. E sua justiça se estende aos filhos de seus filhos, (Salmos 102, 17).

Hoje aconteceu o Kairós aqui em Brasília.Foi um dia de muita graça.A pregação começou com Flavinho a Ana da Comunidade Canção Nova.Sua pregação foi baseada na passagem de João 11,38-44.

"Tomado, novamente, de profunda emoção, Jesus foi ao sepulcro. Era uma gruta, coberta por uma pedra.Jesus ordenou: Tirai a pedra. Disse-lhe Marta, irmã do morto: Senhor, já cheira mal, pois há quatro dias que ele está aí...Respondeu-lhe Jesus: Não te disse eu: Se creres, verás a glória de Deus? Tiraram, pois, a pedra.Levantando Jesus os olhos ao alto, disse: Pai, rendo-te graças, porque me ouviste.Eu bem sei que sempre me ouves, mas falo assim por causa do povo que está em roda, para que creiam que tu me enviaste.Depois destas palavras, exclamou em alta voz: Lázaro, vem para fora!E o morto saiu, tendo os pés e as mãos ligados com faixas, e o rosto coberto por um sudário. Ordenou então Jesus: Desligai-o e deixai-o ir."

Durante a pregação em cima desta Palavra do Evangelho foi falado sbre uma realidade que todos nós vivemos onde muitas vezes queremos tirar as pedras da nossa vida,relacionamentos,vida financeira,etc....,sozinhos,porém sem Deus nós não podemos nada,não somos nada. As pedras sempre aparecerão na nossa vida.E a pergunta chave durante a pregação nos foi feita:O que temos feito com nossa vida? Puxado as pedras sozinhos com nossas próprias forças?Muitas vezes temos medo dos problemas e colocamos uma pedra em cima deles.Muitas vezes inventamos problemas superficiais e aquilo que precisamos mexer em nossa vida ,nós escondemos. Muitas vezes deixamos Jesus permanecer morto na nossa vida.Nós não deixamos Jesus ressucitar em nosso coração porque não perdoamos. E para perdoar precisamos do Espírito Santo,é Ele quem vem ao nosso auxílio.Quem levantou Jesus do Sepulcro foi o Espírito Santo.

Durante a pregação foi feita também a analogia de que um morto depois de 4 dias começa a feder.E nós vamos deixando as coisas mortas da nossa vida apodrecerem e até passar dos 4 dias,sendo que bastaria tirar a pedra do lugar e dar lugar a Jesus ressucitado.Não podemos deixar coisas mortas no nosso coração.Tire a pedra da podridão da sua casa,do seu coração,da sua família. Precisamos tirar a pedra todos os dias e passar todas as situações de nossa vida pela ressurreição de Cristo,pois senão Jesus irá chorar quando você deixar no sepulcro aqueles filhos que estão dentro de sua casa e que Ele tanto ama,como Ele chorou quando Lázaro morreu.


Este artigo contém alguns trechos do Kairós Brasília 2008.

Renata Monteiro Teixeira

sexta-feira, 4 de abril de 2008

Dom de línguas

“Da mesma forma, o Espírito vem em socorro de nossa fraqueza. Pois não sabemos o que pedir nem como pedir, é o próprio Espírito que intercede em nosso favor, com gemidos inefáveis. E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito, pois é de acordo com Deus que Ele intercede em favor dos santos”. (Rm 8, 26-27).
Ele é considerado o menor dos dons,porém é extremamente importante para os outros dons.Este dom edifica a nós mesmos e no meio da assembléia ele serve para a edificação do louvor."Quanto mais você orar em línguas,mais o Espírito Santo vai agir com poder na sua vida." Faça a experiência na sua vida,procure orar todos os dias a oração em línguas,também chamada de "a oração dos anjos" e para isso peça com todo o fervor da sua alama o Batismo no Espírito ,a Palavra diz que tudo que pedires ao Pai em meu nome ele O fará,e a Palavra é a Verdade,é a Vida, é Jesus Cristo quem fala e tudo o que Deus promete Ele cumpre basta confiarmos como crianças e esperarmos,usarmos a nossa fé que nos foi infundida no Batismo e confirmada pelo Crisma. Mas para isso precisamos fazer a nossa parte abrir a boca,elevar o nosso pensamento em Deus e começar a orar e Deus fará a parte Dele.
"No Pentecostes o Espírito, com o dom das línguas, mostra que a sua presença une e transforma a confusão em comunhão. O orgulho e o egoísmo do homem geram sempre divisões, erguem muros de indiferença, de ódio e de violência.
O Espírito Santo, ao contrário, torna os corações capazes de compreender as línguas de todos, porque restabelece a ponte da comunicação autêntica entre a Terra e o Céu. O Espírito Santo é Amor. "(HOMILIA DO PAPA BENTO XVI NA SOLENIDADE DE PENTECOSTES)
Renata Monteiro Teixeira

Dons e Carismas

"Há diversidades de dons,mas um só Espírito. Os ministérios são diversos,mas um só é o Senhor. Há também diversas operações,mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.A cada um é dada a manifestação do Espírito para proveito comum.A um é dada pelo Espírito uma palavra de sabedoria;a outro,uma palavra de ciência,por esse mesmo Espírito;a outro,a fé,pelo mesmo Espírito;a outro ,a graça de curar as doenças,no mesmo Espírito;a outro,o dom de milagres;a outro,a profecia;a outro,o discernimento dos espíritos;a outro,a variedade de línguas.Mas um e o mesmo Espírito distribui todos estes dons,repartindo cada um como lhe apraz." (1Cor 12,4-11)

Os Carismas do Espírito sempre estiveram presentes na vida de Jesus. Ele nos deixou o exemplo de suas atitudes e nos prometeu que enviaria o seu Espírito Santo.Jesus doou-se por inteiro por nós e ele quer que sigamos o seu exemplo servindo o próximo.Todos nós que somos batizados e crismados recebemos os Dons Infusos que nos auxiliam em nossa vida pessoal,nossa relação com Deus e com o próximo.Segundo o fundador da Comunidade Obra de Maria em seu livro Carismas ,Dons e Ministérios carismas "são graças extraordinárias que Deus dá a alguém que está a serviço de toda a comunidade,do grupo de oração ou de pessoas.É a manifestação da misericórdia do amor de Deus.Ele querendo precisar de nós manifesta seu amor em uma pessoa para serviço dos irmãos.Dom é algo residente em nós.Carisma é manifestação,vem de Deus na hora que se faz necessário.Ministério é o aperfeiçoamento do dom."

Todos nós temos dons o que nos falta é fazer com que os dons aflorem,que sejam usados,pois cada vez que trabalhamos que os colocamos em prática, esses,os dons serão aperfeiçoados em nós. O autor do livro citado acima faz uma ressalva muito importante de que "o exercício dos carismas sem o Espírito Santo é realizado pela mente,é uma ação humana;os efeitos não acontecem." Outra questão que devemos sempre vigiar e orar em cima é de nossa vaidade humana e do nosso orgulho para que possamos renunciar esses sentimentos avessos aos frutos do Espírito Santo,pois isso afasta a graça de Deus. a mão de Deus se move com a humildade de coração.

Os carismas são distribuídos em dons da fala que são o dom de línguas,interpretação das línguas e profecia.são a manifestação verbal das moções do Espírito Santo. Há os dons de revelação que são a Palavra de Ciência, a Palavra de Sabedoria e Discernimento dos Espíritos,sendo este último extremamente importante em toda a nossa vida e por último temos os dons de poder que se expresam através da fé,cura e milagres.

Renata Monteiro

O Espírito Santo

O Espírito Santo é a terceira pessoa da Santíssima Trindade e Ele procede do Pai e do Filho,sendo também adorado e glorificado com o Pai e o Filho. Segundo o Catecismo da Igreja Católica Ele é representado simbolicamente pela água como " água viva que jorra do coração trespassado de Cristo e dessedenta os batizados",pelo óleo como "a unção com o óleo que é o sinal sacramental da Confirmação",pelo fogo como "o fogo que transforma o que toca", pela nuvem como "a nuvem, obscura e luminosa, na qual se revela a glória divina" pelas mãos como " imposição das mãos mediante a qual é dado o Espírito" e pela pomba como "a pomba que desce sobre Cristo e permanece sobre Ele no batismo." (CIC 694-701).Em Pentecostes, cinquenta dias após a Ressurreição de "Jesus Cristo glorificado infunde o Espírito em abundância e manifesta-O como Pessoa divina, de modo que a Santíssima Trindade é plenamente revelada. A Missão de Cristo e do Espírito torna-se a Missão da Igreja, enviada a anunciar e a difundir o mistério da comunhão trinitária." O Espírito Santo vem em nosso auxílio,cumprindo a promessa de Jesus que nos enviaria o Prometido do Pai,Ele é derramado sobre a Igreja para edificá-la,animá-la e santificá-la. Ele vem em nosso consolo,com seu amor para que possamos dar "frutos no Espírito" segundo Gálatas 5. É o Espírito Santo que nos ensina a orar ,que vem orar em nós como convém porque não sabemos o que pedir,quando pedir e como pedir,então o Espírito Santo vem em auxílio a nossa fraqueza com gemidos inefáveis.
Devemos pedir o Espírito Santo todos os dias!

Paz e Bem!

Renata Monteiro Teixeira

Invocação ao Espírito Santo




Ó Espírito Santo,amor do Pai e do Filho,

inspirai-me sempre o que devo pensar.

O que devo dizer.

Como devo dizê-lo.

O que devo calar.

O que devo escrever.

Como devo agir.

O que devo fazer.

Para obter a Vossa glória, o bem do mundo e minha própria santificação.

Amém.

A nossa força vem do Espírito Santo

"O apóstolo Pedro saiu à praça, cheia de gente vinda de todas as partes do império romano. Falou com audácia da morte e da ressurreição do Senhor, mostrando coragem que não teve quando, na Sexta Feira Santa, disse não conhecer a Jesus. A força para testemunhar Jesus Cristo, para Pedro e para nós hoje, vem do Espírito Santo.
Muitas pessoas receberam forte pressão para renunciar à sua fé em Jesus Cristo, mas se recusaram e preferiram antes morrer permanecendo unidas a Jesus do que viver sem a alegria de sua amizade. São os mártires, que derramaram seu sangue para testemunhar um amor a Jesus maior do que o apego à própria vida. A força do martírio vem do Espírito Santo.
Enquanto o orgulho e o egoísmo geram divisão, confusão e violência, o Espírito Santo supera as divisões, abre as fronteiras, derruba as barreiras e constrói unidade, entendimento, comunhão, forma o povo de Deus.
É necessário invocar o Espírito Santo e acolhê-lo em nossa vida como luz e sal, sabedoria divina, para que possamos reconstruir a unidade e a paz."
Fonte: Trechos tirados de artigo da CNBB

Livro da Sabedoria 1


1.
Amai a justiça, vós que governais a terra, tende para com o Senhor sentimentos perfeitos, e procurai-o na simplicidade do coração,
2.
porque ele é encontrado pelos que o não tentam, e se revela aos que não lhe recusam sua confiança;
3.
com efeito, os pensamentos tortuosos afastam de Deus, e o seu poder, posto à prova, triunfa dos insensatos.
4.
A Sabedoria não entrará na alma perversa, nem habitará no corpo sujeito ao pecado;
5.
o Espírito Santo educador (das almas) fugirá da perfídia, afastar-se-á dos pensamentos insensatos, e a iniqüidade que sobrevém o repelirá.
6.
Sim, a Sabedoria é um espírito que ama os homens, mas não deixará sem castigo o blasfemador pelo crime de seus lábios, porque Deus lhe sonda os rins, penetra até o fundo de seu coração, e ouve as suas palavras.
7.
Com efeito, o Espírito do Senhor enche o universo, e ele, que tem unidas todas as coisas, ouve toda voz.
8.
Aquele que profere uma linguagem iníqua, não pode fugir dele, e a Justiça vingadora não o deixará escapar;
9.
pois os próprios desígnios do ímpio serão cuidadosamente examinados; o som de suas palavras chegará até o Senhor, que lhe imporá o castigo pelos seus pecados.
10.
É, com efeito, um ouvido cioso, que tudo ouve: nem a menor murmuração lhe passa despercebida.
11.
Acautelai-vos, pois, de queixar-vos inutilmente, evitai que vossa língua se entregue à crítica, porque até mesmo uma palavra secreta não ficará sem castigo, e a boca que acusa com injustiça arrasta a alma à morte.
12.
Não procureis a morte por uma vida desregrada, não sejais o próprio artífice de vossa perda.
13.
Deus não é o autor da morte, a perdição dos vivos não lhe dá alegria alguma.
14.
Ele criou tudo para a existência, e as criaturas do mundo devem cooperar para a salvação. Nelas nenhum princípio é funesto, e a morte não é a rainha da terra,
15.
porque a justiça é imortal.
16.
Mas, (a morte), os ímpios a chamam com o gesto e a voz. Crendo-a amiga, consomem-se de desejos, e fazem aliança com ela; de fato, eles merecem ser sua presa.

Sei em quem pus minha fé



"Sei em quem pus minha fé" (2 Tm 1,12)








Crer no Espírito Santo Não se pode crer em Jesus Cristo sem participar do seu Espírito. É o Espírito Santo que revela aos homens quem é Jesus. Pois "ninguém pode dizer "Jesus é Senhor" a não ser no Espírito Santo" (1 Cor 12,3). "O Espírito sonda todas as coisas, até mesmo as profundidades de Deus... O que está em Deus, ninguém o conhece a não ser o Espírito de Deus" (1 Cor 2,10-11). Só Deus conhece a Deus por inteiro.Nós Cremos no Espírito Santo porque Ele é Deus.
A Igreja não cessa de confessar sua fé em um só Deus, Pai, Filho e Espírito Santo.

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Chagas Abertas

Chagas abertas, oh coração ferido
Sangue de Cristo está entre nós e o perigo
Chagas abertas, oh coração ferido
Sangue de Cristo está entre nós e o perigo
Deus pode cuidar de tudo, posso descansar seguro
Deus está cuidando de tudo
Ele é o meu amparo e abrigo
Chagas abertas, oh coração ferido
Sangue de Cristo está entre nós e o perigo
Chagas abertas, oh coração ferido
Sangue de Cristo está entre nós e o perigo
Simples como o som da flauta, doce como o mel de abelha
Puro como água limpa, forte como o sol que brilha
Chagas abertas, oh coração ferido
Sangue de Cristo está entre nós e o perigo

Música de Celina Borges


Papa João Paulo II




Karol Wojtyla nasceu no dia 18 de maio de 1920, uma época de guerra entre a Polônia e a República Soviética, na cidade de Vadovice. Sua mãe tinha a saúde debilitada, mas o mimava muito. Chamava Karol de Lolek e às vezes de Lolus - o diminutivo do apelido. Seu pai era um tenente do exército polonês, mas velho demais para ir ao front, por isso, sempre ajudou na criação dos filhos. Karol tinha também um irmão mais velho, Edmund, por quem nutria muita admiração
Antes dos 21 anos, o futuro papa já havia perdido toda a sua família. A mãe morrera quando ele tinha apenas oito anos. Pouco depois morreu o irmão, que estudava medicina e foi vítima de uma epidemia em um hospital. Em 1941, morreu seu pai em um dos mais rigorosos invernos da Polônia. Nesta época, Karol Wojtyla, que adorava poemas, escreveu um lembrando a dor e Deus:
Sei que sou pequeno/ Mas há outros ainda menores que eu/ Ele me escolheu, Ele me lança nas cinzas/ Ele pode fazer isso - mas por quê?/ Por que fazer isso comigo?/ Ele é o provedor.
Bem antes de se tornar o Papa João Paulo II, em 16 de outubro de 1978, Wojtyla já era um exemplo de cidadão. Da infância em Vadovice aos retiros religiosos no Vaticano, ele foi o melhor aluno nas escolas e universidades por onde passou. Falava alemão, latim e grego.
Adorador do futebol, Karol não só teve diversos amigos judeus, como jogava freqüentemente como goleiro no time dos judeus de sua cidade. Aos 14 anos, atuou como ator e roteirista em peças de teatro em Cracóvia, trabalhou como britador em uma pedreira e até entrou na lista negra do nazismo, que ocupou a Polônia de 1939 a 1945.
Wojtyla virou padre aos 26 anos, arcebispo aos 43 e cardeal aos 46.
Antes de completar 34 dias de pontificado, no dia 28 de setembro de 1978, João Paulo I morreu de enfarte agudo do miocárdio, segundo o Vaticano. O conclave que o elegeu havia sido longo, mas já estava na hora de mais um ser feito. Três dias depois, a fumaça branca saía da chaminé ao lado da Capela Sistina, anunciando que o novo pontífice estava escolhido. Todas as previsões dos especialistas fracassaram. Esperavam um italiano, receberam o cardeal polonês Karol Wojtyla, de 58 anos e bom trânsito entre os bispos.
O papa escolheu o nome João Paulo II para homenagear seu antecessor. A primeira vez que falou com a multidão que lotava a Praça de São Pedro, ganhou a simpatia de todos. "Se eu errar meu italiano, vocês me corrijam, por favor", pediu o Papa. O polonês Karol Wojtyla é o primeiro não-italiano a ocupar o cargo desde o holandês Adrien VI, que morreu em 1523No dia 25 de janeiro de 1979, o novo papa desceu as escadas do jumbo da Alitália, deu um passo à direita do tapete vermelho, curvou-se, beijou o solo da República Dominicana, e disse: "Viajarei por onde me chamarem as exigências da fé e dos valores humanos". Na hora, as pessoas acharam que tratava-se de uma frase de efeito, mas não. Nenhum outro papa beijou tantos solos como João Paulo II.
O beijo no solo é um gesto que o Sumo Pontífice usa para abençoar o local. Em solo brasileiro, João Paulo II já se curvou duas vezes para beijar nossa terra: a primeira ocorreu em Brasília, em 1980. E a segunda em Natal, em 1991. No primeiro beijo, em 1980, caiu o solidéu.


Fonte:www.radiobeatitudes.com.br